sexta-feira, 11 de junho de 2010

23 de Maio - 3º dia

Iniciamos o nosso peregrinar pelo azul do Mar de Tiberíades, onde os meus pés puderam mergulharam, local onde Jesus também molhou os d'Ele. Que sensação maravilhosa!!!
Mesmo ali perto encontrava-se a Igreja da Primazia de S. Pedro
" Tu és Pedro, e sobre esta Pedra edificarei a minha Igreja" (Mt 16, 18)

Caminhando fomos até Cafarnaum, a "Cidade de Jesus". Aqui vimos as ruínas da casa de Pedro onde Jesus ficava muitas vezes de seguida dirigimos-nos à sinagoga Jesus ia.

Dali já de autocarro fomos em direcção do Monte das Bem-aventuranças.
Um local muito lindo cheio de verde e muito estimado.

Contemplamos e entramos na igreja da Bem-aventuranças. Celebramos Eucaristia campal em pleno dia de Pentecostes, o que deu para o vento recordar-nos o sopro do Espírito Santo. Outro sitio significativo foi puder tocar e sentar nas pedras onde Jesus fez o sermão da montanha. (Mt 5, 3-11)

Nem há palavras para exprimir o próximo roteiro o Mar da Galileia, (Mt 4, 18). Andamos de barco pelo mar da Galileia onde podemos ouvir o nosso hino e o hino de Israel que podem escutar e ver mais a baixo. Também dentro do barco tivemos um momento de reflexão bíblica. Os senhores do barco convidaram-nos a escutar e a dançar duas musicas típicas de Israel. Tudo na Terra Santa foi bom, mas este sitio levou-me mais além.

Como não podia ser fomos almoçar o peixe de S. Pedro que por sinal era muito bom e claro as batatinhas fritas também,ah,ah,ah. A foto do lado direito é um dos empregados com um castelo de copos que não partiram.

Da parte da tarde subimos ao Monte Tabor , onde Jesus se Transfigurou(Mt 17,2). Não podemos ir no nosso autocarro mas fomos de táxi até ao alto do monte. Contemplamos a Basílica da Transfiguração e o panorâmica. Tudo é muito significativo para quem caminha com este Jesus.

Para terminar o nosso dia, fomos chegamos a Yardenit- Rio Jordão, onde junto às águas recordamos o Baptismo de Jesus (Lc 3, 21-22) e como simbolismo também com um pequeno rito relembramos e renovamos as nossas promessas baptismais. Outro local que tive a oportunidade de ter os meus pés em água que Jesus andou.

Regressamos ao hotel para descansar um pouco e jantar. Depois fui dar uma volta pela ruas de Tiberíades com mais alguns peregrinos.
Mais um dia desta maravilhosa peregrinação à Terra de Jesus.